[GEOGRAFIA] Os setores da economia brasileira na década de 1920

Para entendermos a questão aqui tratada, precisamos entender o básico sobre a setorização da economia. No setor primário temos a extração, pesca agricultura e pecuária, ou seja, modalidades que fornecem matérias-primas aos demais para a produção de bens para acúmulo, consumo, etc.

No setor secundário temos as atividades industriais, sendo este o de beneficiamento e produção de bens. Os campos são diversos, inclui desde a manufatura de alimentos até construção civil, por exemplo. 

Finaliza-se no terceiro com os serviços, onde as atividades de comércio e prestação de serviços entregam a produção aos consumidores. A abstração da atividade produtiva de um país faz com que a maioria do Produto Interno Bruto - PIB circule por este setor.

A participação do Café nas exportações brasileiras representava mais de 7 de cada 10 libras esterlinas de todo o montante. Entre 1928 e 1931 este valor despencou. Abaixo segue em libras esterlinas o declínio do preço do grão exportado.


A agricultura representava 44,6% do PIB em 1910, em 1920 era 38% e logo em 1940 era menos de um terço do Produto Interno Bruto. A indústria por sua vez teve quase 50% de aumento entre 1900 e 1920, passando de 11 para 15 porcento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é "Dress Code" no ambiente de trabalho e a sua importância