[GEOGRAFIA] Entendendo a evolução brasileira pt 1 - Piramides Etárias

O que são pirâmides etárias?

As pirâmides etárias são um importante recurso para a visualização rápida do perfil demográfico de uma população. Nem sempre ler uma tabela onde estão registrados idade e sexo de habitantes é o meio mais ágil de se chegar a uma conclusão sobre algum aspecto. 

Um gráfico de agrupamento de homens, mulheres e a quantidade de cada um por faixas de idade. Diferentes técnicas podem ser usadas para gerar uma pirâmide, as barras, por exemplo, têm a possibilidade de serem dispostas em porcentagem, por mil, ou por quantitativo de cada agrupamento etário.

Abaixo temos a pirâmide etária brasileira relativa a 1000 habitantes oriunda do recenseamento de 1920:

Fonte: Recenseamento geral do Brasil - 1920 (clique aqui


Percebemos que houve um numero de crianças até os 14 anos bem superior comparado aos adultos, a conhecida "força de trabalho" de um país. Temos ai um exemplo de piramide alarmante que demonstra uma alta mortalidade infantil. Também alertou na dificuldade de empreender no presente momento, com famílias numerosas, onde ainda se nota um número maior de mulheres que compõem a taxa de fecundidade, ou seja, o potencial que as mulheres entre 15 e 49 possuem de terem filhos.

O lado positivo da piramide etária brasileira de 1920 é que para investimentos futuros, havia uma perspectiva de aumento da população economicamente ativa, ou seja, pessoas de 15 anos ou mais, nos próximos anos. Já era notório no recenseamento de 1920 o descomunal crescimento populacional do Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é "Dress Code" no ambiente de trabalho e a sua importância