A comunicação no ambiente empresarial pt 2

Dale Carnegie certa vez fomentou que Henry Ford coletava críticas, sugestões e elogios a sua empresa. O que ninguém sabia até então é que ele dava a ordem expressa de se ignorar os elogios, isso mesmo, a empresa Ford não lia os elogios que recebia. Para o grande criador de carros o elogio era inútil, já que seria o oposto da crítica e não teria a serventia da sugestão.

De fato é muito útil se entender como os funcionários e consumidores veem a empresa. e em contrapartida é muito importante também a forma que o funcionário se apresenta. Neste sentido, qual seria a forma de comunicação que um funcionário se expressa?






A comunicação não verbal se dá por qualquer manifestação que não esteja sendo dita ou escrita, sem usar palavras. Abaixo seguem algumas destas:

Roupas - Você está praticando esporte?

É necessário se atentar a comunicação visual que as empresas querem em seus ambientes. Então devemos observar a imagem que o funcionário deve passar. Deve haver cuidados com roupas como tênis, por exemplo, principalmente se for de caminhada, corrida. A ideia é bem lógica, já que para a maioria dos casos você não correrá nas dependências da empresa, muito menos saltar, o que torna um tênis um adereço pouco usual. Nesta linha, camisas e calças de esporte também seguem este raciocínio. Os tecidos e cortes destas roupas são projetados para a finalidade diferente do que vemos em boa parte dos espaços laborais.

Sempre há exceções, então é importante que se observe como se dá a dinâmica do espaço, se não for possível constatar logo de início, optar por ser discreto e evitar prejuízos na imagem é uma estratégia recomendada.

Sinais de boa saúde

Efeitos como o Halo se dão principalmente pelos sinais de saúde que as pessoas transmitem não verbalmente. Uma boa postura, higiene dentária, dentre outras, são iniciativas que tornam suas ações mais apreciadas pelos outros colaboradores e clientes. A ergonomia também é importante, ou seja, como a pessoa se senta, fica de pé, caminha. Além de ser importante para uma boa qualidade, estar em forma pode abrir possibilidades.

Timbre de voz e o uso das palavras corretas

Acredita-se que um bom locutor de rádio pode transformar uma transmissão esportiva em algo até mais empolgante que o jogo sendo visto de fato.


De acordo com um novo estudo francês, o timbre da sua voz pode potencialmente impor a sua dominância quando conhece alguém pela primeira vez.

O investigador da fala e do discurso do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica, em Paris, Jean-Julien Aucouturier, juntamente com uma equipe de cientistas, decidiu analisar o “código social” do discurso.

Foi estudado como diferentes tons de voz num só individuo podem imediatamente aparentá-lo como sendo mais dominante ou de confiança.

Em 2013, a escola de negócios da Duke University fez uma pesquisa com quase 800 líderes de empresas e constatou que os executivos de vozes mais graves tinham salários mais altos. Essa conexão entre posições de liderança e o tom da voz não ocorre só entre humanos: na natureza, os animais considerados mais dominantes como leões, tigres e crocodilos tem emissões em frequências mais graves também.

 

Gestos e movimentos faciais

Você sente instintivamente que, quando alguém é mais apaixonado, seus gestos automaticamente se tornam mais animados e parecem mais entusiasmados. Carol Kinsey Goman

É muito importante saber que parte da aceitação do que é dito se dá pelos gestos feitos durante o discurso.


Então, qual destas dicas de comunicação não verbal é seu ponto forte? E seu ponto fraco?





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