A Comunicação no ambiente empresarial pt 1



Também chamada de comunicação interna, a comunicação no trabalho se dá pelas diferentes técnicas na qual empresas se comunicam com seus funcionários. Existem canais para se comunicar como murais informativos, Intranet, e eventos onde haja pronunciamento, por exemplo.

Os murais são importantes, pois com eles é possível atualizar nos pontos de maiores circulação dos locais de trabalho informações, avisos e convocações. É importante que todos os frequentadores se atentem aos quadro, feitos de cortiça ou feltro, diariamente. Nas repartições públicas geralmente trazem conteúdos bastante importantes, que servem de atenção para o publico geral.

Intranet, ao contrário da Internet, é uma rede de computadores interna. Com ela é possível de controlar, além do fluxo de trabalho e sus rotinas, as mensagens a serem enviadas a todos os funcionários. É possível adicionar comunicados em módulos dos aplicativos de rede, substituindo em boa parte o papel dos quadros de aviso.

Requerimentos são fichas onde funcionários preenchem solicitação ou demandas para serem apreciadas a parte competente a tratar do assunto fomentado. Muitas destas modalidades, como telegramas, circulares, requerimentos e ofícios podem ser substituídas por e-mails.

Podemos dividir a comunicação em algumas formas diferentes, como a comunicação descendente, que é quando a informação é globalmente difundida pela empresa partindo de mensagens das camadas mais altas da hierarquia de uma empresa até as demais. Advém das estratégias gerenciais.

A ascendente é aquela informação que faz o caminho inverso, quando se trata dos funcionários se comunicando com a gerência, chefia etc. Pode acontecer para que haja um bom relacionamento da equipe ou na intenção de formular estratégias oriundas dessas mensagens.

Informação horizontal, é a comunicação em mesmo nível hierárquico. É um importante instrumento para manter boas relações no ambiente laboral.

Você já parou para pensar que no ambiente de trabalho a comunicação é mais simples que um papo casual entre família e amigos? Imagina como será sua rotina após ingressar no mundo do trabalho e ter que dialogar com companheiros e gerência?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é "Dress Code" no ambiente de trabalho e a sua importância